- Explicar sobre as condições “e” e “ou”, dando um exemplo de você entrar na faculdade para o “e” e de você jogar videogame em alguma plataforma para o “ou”.
- Explicar como isso é aplicado no Scratch e, então, mostrar que um bloco “se” dentro de outro é o mesmo que um bloco “e”.
- Pedir para que o aluno crie um pequeno exemplo utilizando o que ele acabou de aprender e mostre ao instrutor.
- Projeto de aula: Acompanhar o aluno nessa parte do projeto (porém, sempre deixar com que ele tente resolver sozinho primeiro). Explicar para o aluno que ele irá alterar seu projeto para que o inimigo mude de fantasia ao tocar no personagem principal, utilizando o bloco se/senão. Após isso, peça para que ele adicione movimento ao inimigo, explicando que, por causa do bloco sempre e para deixar tudo mais organizado, o ideal é criar outra sequência para isso. O movimento deve ser feito deslizando para uma posição aleatória, e ele deve sempre apontar na direção do personagem principal. Depois, dizer para que ele programe para que o cristal, sempre que tocar o personagem, espere meio segundo, desapareça, vá para uma posição aleatória, espere três segundos e apareça novamente.
- Salvar o projeto, caso ele já não tenha sido salvo.
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O curso KidGames® é formado por módulos onde os alunos aprendem a utilizar as mesmas ferramentas utilizadas pela indústria mundial dos games. Enquanto desenvolvem projetos de jogos, os alunos criam habilidades como...
Neste curso abordaremos os princípios de programação através de blocos, onde o aluno poderá entender como funciona a programação de um game e já dará os primeiros passos nesta área fascinante, criando os seus primeiros jogos, desenvolvendo o raciocínio lógico de programação. Passando por desafios utilizando personagens como Flappy Bird, Angry Birds, Star Wars, Plants vs Zombies e Minecraft, o aluno desenvolve habilidades matemáticas e de planejamento, além de noções de causa e efeito.
Realização em Thursday, March 31, 2022
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