Aula CódigoKid - Scratch - Aula 2

- Fazer uma revisão sobre o que é sequência lógica, algoritmo e programar.

- Falar sobre linguagem binária e explicar o que é linguagem de alto nível e baixo nível.

- Exercícios de lógica para o aluno resolver:

Questão 1:

Um dos elementos relacionados abaixo está em desacordo com os demais.

a)  Pitomba

b)  Maracujá

c)  Manga

d)  Abacate

e)  Ameixa

Questão 2:

"Amigo" está para "Inimigo" assim como "Alegria" está para:

a)  Risos

b)  Felicidade

c)  Sonho

d)  Triste

e)  Tristeza

Questão 3:

"Cabeça" está para "Pé" assim como "Teto" está para:

a)  Janela

b)  Porta

c)  Telhado

d)  Parede

e)  Chão

Questão 4:

Coloque as Palavras na Ordem Correta:

Neném (1) – Velho (2) – Adolescente (3) – Adulto (4)

a)  1 - 2 - 3 - 4

b)  1 - 2 - 4 - 3

c)  4 - 3 - 2 - 1

d)  1 - 3 - 4 - 2

e)  1 - 4 - 3 - 2

- Mostrar ao aluno como abrir o projeto da aula passada e falar/lembrar que o Scratch salva os projetos automaticamente, apesar de ser uma boa prática salvar o projeto regularmente; primeiro mostrar como abrir o projeto em formato de jogo.

- Falar sobre como apagar um projeto e como recuperá-lo na lixeira; também explicar sobre projetos serem permanentemente excluídos, se forem excluídos da lixeira.

- Mostrar como abrir o jogo em forma de projeto (Ver interior).

- Abrir o projeto e salvá-lo no computador, a fim de abrir o projeto direto do computador, mostrando uma forma diferente de salvar e abrir projetos.

- Comentar sobre a possibilidade de ver o interior do projeto de outras pessoas, clicando na opção remix para criar uma versão diferente do projeto delas.

- Voltar para o Scratch para abrir o projeto pela própria conta (explicar sobre a grande vantagem de salvar na conta).

- Mostrar o bloco “quando este ator for clicado”, com o qual deve ser criada uma sequência alterando tamanho, posição e direção do gatinho.

- Ajudar o aluno a criar uma sequência que comece quando o jogo tiver início, e ela deve resetar posição, direção e tamanho do gato.

- Salvar o projeto, caso ele já não tenha sido salvo.

- Ensinar o aluno a abrir seu projeto como jogo, para testá-lo.

Tags: algoritmo, sequência lógica, programação, linguagem alto nível, linguage baixo nível, scratch, remix, curso de games,

Esta aula foi realizada em São Bernardo do Campo

Kid Games - Desenvolvimento de Games

O curso KidGames® é formado por módulos onde os alunos aprendem a utilizar as mesmas ferramentas utilizadas pela indústria mundial dos games. Enquanto desenvolvem projetos de jogos, os alunos criam habilidades como...

Grade curricular

Neste curso abordaremos os princípios de programação através de blocos, onde o aluno poderá entender como funciona a programação de um game e já dará os primeiros passos nesta área fascinante, criando os seus primeiros jogos, desenvolvendo o raciocínio lógico de programação. Passando por desafios utilizando personagens como Flappy Bird, Angry Birds, Star Wars, Plants vs Zombies e Minecraft, o aluno desenvolve habilidades matemáticas e de planejamento, além de noções de causa e efeito.


Realização em Friday, February 18, 2022

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