Aula CódigoKid - Scratch - Aula 15

- Explicar sobre os blocos sensores. Dar exemplos. Focar nos blocos que o aluno ainda não viu nada sobre.

- Projeto de aula: Explicar que começaremos criando um ator Controle, que será responsável apenas por controlar as explosões do jogo; para isso, diga que o aluno crie um ator novo selecionando a opção pintar, não pinte nada, volte para a aba código e defina seu nome como Controle. Diga para o aluno criar uma variável em Controle chamada Dificuldade, deixe a opção para todos os atores e deixe-a invisível. Diga para que o aluno pegue um bloco de bandeira verde, depois um de mude para e defina os valores como Dificuldade e 1. Diga para o aluno pegue um bloco repita e deixe-o solto na tela. Então, diga para ele pegar um bloco de crie clone de e coloque dentro do bloco repita, definindo o clone como o de Explosão. Então, ele deve colocar um bloco espere após o de criar clone, mas deve mudar seu valor para 0.3 segundo. Agora, diga para ele usar a própria variável Dificuldade como condição do bloco repita. Então, diga para ele adicionar um bloco sempre abaixo do mude Dificuldade para 1 e coloquei o bloco repita (que está solto) dentro do sempre. Agora, diga para ele adicionar um espere no final do bloco sempre (ainda dentro do bloco sempre) e diga para definir seu valor como 2 segundos. Agora, diga para ele mudar para o ator Explosão, para que voltemos a programá-lo. Diga para que ele separe o bloco de bandeira verde antes da próxima etapa a ser feita (MUITO IMPORTANTE). Então, diga para ele apagar o bloco de bandeira verde, pegar um bloco de quando eu começar como um clone, e colocar esse bloco onde o da bandeira verde estava. Então, diga para o aluno duplicar o ator Explosão, para a gente programa um ator que servirá como obstáculos para o jogador, então diga para que ele defina o nome do ator como Obstaculo. Diga para que ele apague todos os blocos deste ator. Agora, ele deve criar uma variável chamada angulo e desmarque sua visualização. Então, ele deve criar outra variável chamada explosaoX e mais uma chamada explosaoY; diga para que ele esconda as duas. Diga para que o aluno comece a programar este ator, carregando um bloco de quando eu começar como um clone para a tela, depois um bloco mostre, depois um de defina o efeito como. Defina o efeito como brilho e o valor como 100. Diga para que ele adicione os blocos de mude x para, mude y para e o bloco de aponte para a direção. O mude para x deve receber explosaoX, o mude para y deve receber explosaoY e o de aponte deve receber a variável angulo. Agora, diga para o aluno adicionar um bloco sempre à sequência. Dentro do sempre, adicione um bloco de mova 10 passos. Diga para ele adicionar um bloco se após o de mover. A condição do se deve receber o bloco de tocando em (em sensores); defina o valor dele como borda. Dentro do bloco se, coloque o bloco de apague este clone. Diga para que ele esconda os atores Obstaculo e Explosão (nas propriedades dos atores). Agora, diga para ele mudar para o ator Explosão. Diga para ele pegar um bloco de vá para posição aleatória e coloque entre o de aponte para o jogador e mude efeito para -100. Diga para ele criar uma variável chamada valor, que deve servir apenas para este ator, e esconda-a. Agora, diga para ele adicionar um bloco de mude valor para 1 * Dificuldade antes do bloco sempre. Diga para que ele adicione o bloco adicione 5 a efeito para adicione valor a efeito. Então, ele deve adicionar três blocos de mude variável para dentro do se (embaixo do bloco mude velocidade para 0) e mude o campo das variáveis para explosaoX, explosaoY e angulo. Os valores devem ser posição x, posição y (blocos da categoria movimento) e número aleatório entre 0 e 360 no valor do mude angulo. Diga para que ele puxe um bloco repita para dentro do bloco se (ainda dentro dele), adicione um bloco de crie um clone de Obstaculo dentro do repita, depois um bloco de adicione 36 a angulo depois do de criar clone, e depois um de apagar clone dentro do se, mas fora do repita.

- Salvar o projeto, caso ele já não tenha sido salvo. 

Tags: scratch, sensores, controlador, controle, obstaculos, curso de games,

Esta aula foi realizada em São Bernardo do Campo

Kid Games - Desenvolvimento de Games

O curso KidGames® é formado por módulos onde os alunos aprendem a utilizar as mesmas ferramentas utilizadas pela indústria mundial dos games. Enquanto desenvolvem projetos de jogos, os alunos criam habilidades como...

Grade curricular

Neste curso abordaremos os princípios de programação através de blocos, onde o aluno poderá entender como funciona a programação de um game e já dará os primeiros passos nesta área fascinante, criando os seus primeiros jogos, desenvolvendo o raciocínio lógico de programação. Passando por desafios utilizando personagens como Flappy Bird, Angry Birds, Star Wars, Plants vs Zombies e Minecraft, o aluno desenvolve habilidades matemáticas e de planejamento, além de noções de causa e efeito.


Realização em Monday, April 4, 2022

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