Aula CódigoKid - Scratch - Aula 14

- Explicar ao aluno que o grande foco dessa aula será em ferramentas de organização de código: a ferramenta de meus blocos (funções) e a de comentários.

- Explicar a ferramenta de meus blocos. Dar um exemplo.

- Explicar sobre a necessidade dos comentários e mostrar como isso é feito no Scratch.

- Projeto de aula: Diga para que o aluno crie seu próprio ator Explosão e diminua-o ao terminar. No caso do instrutor, faça um ator parecido com o ator Personagem (mas com cores diferentes). Diga para o aluno diminuir o ator Explosão (10-15 é um bom tamanho) e diga para que ele deixe a Explosão invisível. Diga para que ele use o bloco de bandeira verde, seguido por mostre, aponte para Personagem. Diga para que ele crie duas variáveis, efeito e velocidade, e marque a opção de apenas para este ator nas duas variáveis; diga para ele deixar as duas invisíveis. Leve dois blocos mude variável para até o final da sequência do evento de Explosão; deixe um com efeito e um com velocidade. Explique que, para que o ator comece sem brilho, ele deve iniciar a variável efeito com o valor -100, então diga para que ele faça isso com o bloco. Já a velocidade receberá um valor aleatório, então diga para que ele preencha o valor com o bloco necessário, e o valor aleatório deve ser entre 5 e 12. Agora começaremos a programar o movimento do ator Explosão, então leve um bloco sempre ao final da sequência e coloque um bloco mova 10 passos dentro do bloco sempre; coloque a variável velocidade dentro do valor do bloco de mover. Abaixo do bloco de mover, adicione um bloco de definir efeito, escolhendo o efeito brilho e coloque a variável efeito no valor deste bloco. Encaixe um bloco de adicione a logo após o bloco de definir efeito, mudando em 5 o valor da variável efeito. Explique que, como esse bloco está dentro do sempre, o valor de efeito ficará sempre aumentando, até que o ator fique completamente branco. Logo após o bloco de adicionar a, encaixe um bloco de se tocar na borda volte. Depois de se tocar na borda volte, encaixe um bloco se. Diga para ele colocar um bloco de menor que na condição do bloco se; a condição deve ser efeito > 100. Coloque um bloco de mude para, defina a variável do bloco como velocidade e o valor para 0. Então, diga para ele pintar um cenário simples para o jogo. Depois, diga para ele clicar no ator Personagem e retirar todos os blocos do evento (SEM APAGAR), a partir do bloco de seta para cima pressionada. Depois, diga para ele separar a sequência de blocos novamente, mas, dessa vez, a partir do bloco se posição x > 230. Diga para que ele vá para meus blocos e crie um bloco, que ele deve chamar de Movimento e dar ok. Ele deve encaixar esse bloco no topo da sequência que começar com o bloco da seta para cima. Explique que isso transformará essa sequência em uma função, que ele poderá executar em partes diferentes do código. Depois, diga para ele começar essa função, dizendo o que ela faz. Então, diga para ele pegar o bloco de Movimento (o de “chamar” a função) e encaixar embaixo do bloco crie clone de efeito, para que ele seja chamado naquele momento. Depois, diga para que ele crie outro bloco, chamado Tela, e encaixe-o no início da sequência que corrige a posição do Personagem na tela. Diga para que ele comente esta sequência. Por fim, diga para que ele pegue este bloco (o de “chamar” a função) e encaixe depois do bloco de “chamar” o bloco Movimento. Diga para o aluno comparar como seu projeto está e como ele está na apostila.

- Salvar o projeto, caso ele já não tenha sido salvo. 

Tags: scratch, meus blocos, funcoes, funcao, comentario, explosao, curso de games,

Esta aula foi realizada em São Bernardo do Campo

Kid Games - Desenvolvimento de Games

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Grade curricular

Neste curso abordaremos os princípios de programação através de blocos, onde o aluno poderá entender como funciona a programação de um game e já dará os primeiros passos nesta área fascinante, criando os seus primeiros jogos, desenvolvendo o raciocínio lógico de programação. Passando por desafios utilizando personagens como Flappy Bird, Angry Birds, Star Wars, Plants vs Zombies e Minecraft, o aluno desenvolve habilidades matemáticas e de planejamento, além de noções de causa e efeito.


Realização em Monday, April 4, 2022

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