Aula CódigoKid - Scratch - Aula 13

- Lembrar o aluno sobre os blocos de efeito. Perguntar como você removeria apenas um efeito (definindo-o como zero) e ver se o aluno acerta.

- Explicar sobre clones e sobre seus três blocos (na categoria controle). Dar exemplos.

- Projeto de aula: Explicar que continuaremos o jogo da aula passada para criar um efeito de rastro no personagem principal. Diga para que ele duplique o ator do jogo e altere os nomes dos dois atores (um para Personagem e o outro para Efeito). Remova os olhos do ator Efeito, caso seja necessário, e deixe o ator invisível. Diga para o aluno apagar toda a programação do ator Efeito. Diga para ele adicionar um bloco de quando eu começar como um clone, então use um bloco de vá para a cama de trás, depois um bloco mostre, depois o bloco vá para jogador, depois o bloco repita 10x. Então, diga para ele adicionar o bloco de mude 10 ao efeito fantasma dentro do repita. Então, diga para ele adicionar um bloco de apague este clone depois do bloco repita. Agora, diga para ele mudar para o ator Personagem e adicione um bloco crie clone de Efeito no início do bloco sempre. Diga para que o aluno adicione 4 blocos se na tela do Personagem, um colado no outro. Diga para que ele adicione um bloco de maior que dentro de cada uma das condições. A primeira deve ser posição x > 230; a ação deve ser mude x para 230. A segunda deve ser -230 > posição x; a ação deve ser mude x para -230. A terceira deve ser posição y > 170; a ação deve ser mude y para 170. A quarta deve ser -170 > posição y; a ação deve ser mude y para -170. Por fim, diga para ele colocar tudo isso depois de mude velocidadeY para velocidadeY *0.9.

- Salvar o projeto, caso ele já não tenha sido salvo. 

Tags: scratch, efeito, efeitos, clone, tela, curso de games,

Esta aula foi realizada em São Bernardo do Campo

Kid Games - Desenvolvimento de Games

O curso KidGames® é formado por módulos onde os alunos aprendem a utilizar as mesmas ferramentas utilizadas pela indústria mundial dos games. Enquanto desenvolvem projetos de jogos, os alunos criam habilidades como...

Grade curricular

Neste curso abordaremos os princípios de programação através de blocos, onde o aluno poderá entender como funciona a programação de um game e já dará os primeiros passos nesta área fascinante, criando os seus primeiros jogos, desenvolvendo o raciocínio lógico de programação. Passando por desafios utilizando personagens como Flappy Bird, Angry Birds, Star Wars, Plants vs Zombies e Minecraft, o aluno desenvolve habilidades matemáticas e de planejamento, além de noções de causa e efeito.


Realização em Monday, April 4, 2022

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