- Lembrar o aluno sobre sprites e explicar que podemos criar nossos próprios sprites no Scratch. Pedir para ele criar um projeto novo, que será um projeto focado em sprites e em movimentos estilizados.
- Projeto de aula: Diga para que o aluno apague o ator gato, pois não precisaremos dele, e selecione a opção de pintar, para criar seu próprio sprite. Explique cada uma das ferramentas de desenho (todas as opções, inclusive as próximas do nome da fantasia). Falar sobre manter a imagem, preferencialmente, no centro da tela, e sobre usar ferramentas segurando shift (para manter proporções iguais nos lados) ou shift + alt, para manter a posição inicial do mouse como centro da imagem. Diga para que o aluno desenhe uma carinha (ajude-o, se necessário) e deixe-a pequena (tamanho 10, por exemplo). Diga para que ele mude para a aba código e apague a variável existente. Diga para ele criar duas variáveis, uma chamada velocidadeX e uma chamada velocidadeY, e diga para que ele esconda as duas. Diga para que o aluno puxe 4 blocos se para a tela e deixe todos os blocos encaixados um ao outro. Ele deve, então, encaixar um bloco de tecla pressionada (de sensores) em cada uma das condições e mudar suas teclas. Explique que vamos criar um efeito de aceleração, que segurar uma tecla fará com que ele fique mais rápido indo naquela direção. Diga para que ele coloque um bloco de adicionar valor à variável em cada um dos blocos se (1.5 ou -1.5, eixo x ou y). Depois diga para que ele use blocos de movimento para adicionar à posição do personagem, mas utilizando as variáveis para isso (depois do último se). Então, ele deve mudar as variáveis para 0. Diga para que ele mude as variáveis para o próprio valor da variável * 0.9 (para que ele fique diminuindo). Diga para que ele leve um bloco de bandeira verde à tela, depois um sempre, e coloque tudo que ele fez dentro do sempre.
- Salvar o projeto, caso ele já não tenha sido salvo.
Tags: scratch, sprites, ferramentas de desenho, aceleracao, desaceleracao, curso de games,
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Realização em Monday, April 4, 2022
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