Aula CódigoKid - Scratch - Aula 11

- Lembrar ao aluno sobre os blocos de mensagem (os de aparência: dizer e pensar). Falar sobre a utilidade deles nos jogos.

- Falar sobre os blocos de pergunta e resposta (dos sensores). Dar exemplos.

- Falar sobre os blocos de textos (em operadores). Dar exemplos.

- Projeto de aula: Continuar o projeto de calculadora. Primeiro, o aluno deve usar o bloco pergunte para checar se o jogador quer continuar jogando (dar uma dica de que ele pode usar a variável continuar para armazenar a resposta do jogador), então diga para ele pegar o bloco e levar para a área de programação. Explicar que, a partir de agora, o jogo vai ser alterado para que se torne um jogo de matemática focado em perguntas e respostas. Diga para ele alterar o texto do bloco pergunta para “Quer continuar? s/n”. Depois, diga para que ele pegue o bloco mude continuar para 0 e coloque embaixo do bloco pergunte. Diga para que ele vá nos blocos sensores e pegue o bloco resposta para colocar no lugar do valor 0 do bloco mude para. Diga para ele pegar estes dois blocos e encaixá-los embaixo do bloco adicione 1 a continuar. Depois, diga para ele mudar o valor do primeiro bloco da sequência (mude continuar para 0) para s, para que a sequência aconteça ao menos uma vez. Agora, diga para que ele mude a condição do bloco repita para continuar = n. Agora diga para que ele mude o que o gatinho fala no começo para “Vamos para a pergunta!”. Diga para ele criar uma variável para pergunta e esconda-a. Explicar que o jogo terá dois níveis: o fácil, com adição, e o difícil, com multiplicação. Dizer para o aluno apagar TODOS os outros blocos de diga (com exceção do que vocês acabaram de alterar o texto) e, depois, retirar os blocos, desde o de resultado até o último, do evento (NÃO APAGAR!). Diga para o aluno apagar o bloco adicione (cuidado para não apagar os dois blocos abaixo dele). Diga para que ele pegue o bloco pergunte e o de mude continuar para resposta e coloque-os de volta no fim da sequência (abaixo do bloco mude valor2). Diga para que ele coloque um bloco de mude embaixo do de resultado e selecione a variável pergunta, que deve receber os valores valor1 (variável) e * (através do bloco junte). Diga para que ele adicione outro bloco de mude junto a um bloco junte, e os valores devem ser pergunta e valor2. Diga para que o aluno duplique estes três blocos para usar no nível fácil do jogo. Diga para que ele altere os blocos da segunda sequência para transformar a alteração em uma soma. Diga para que o aluno adicione um bloco se/senão e coloque a sequência de multiplicação dentro do resultado do se, e a sequência de soma dentro do bloco senão. Agora, diga para que ele programe para a operação escolhida ser aleatória, através do se/senão, utilizando o bloco de número aleatório junto com um bloco de menor que na condição do se/senão (o primeiro valor deve ser o bloco aleatório, e o segundo deve ser o número 6). Depois, diga para ele levar o bloco se/senão para antes do bloco pergunte (“Quer continuar? s/n”). Agora, diga para ele adicionar um bloco de pergunte na tela, que deve receber, como texto, a variável pergunta. Depois, ele deve seguir com um bloco se/senão, que vai receber, como condição, resposta = resultado. Se for verdade, um bloco de mensagem deve dizer “Você acertou!”; senão, um bloco de mensagem deve dizer “Você errou :/”. Por fim, leve a sequência até antes do bloco “Quer continuar? s/n”.

- Salvar o projeto, caso ele já não tenha sido salvo. 

Tags: scratch, mensagens, pergunte, resposta, junte, curso de games,

Esta aula foi realizada em São Bernardo do Campo

Kid Games - Desenvolvimento de Games

O curso KidGames® é formado por módulos onde os alunos aprendem a utilizar as mesmas ferramentas utilizadas pela indústria mundial dos games. Enquanto desenvolvem projetos de jogos, os alunos criam habilidades como...

Grade curricular

Neste curso abordaremos os princípios de programação através de blocos, onde o aluno poderá entender como funciona a programação de um game e já dará os primeiros passos nesta área fascinante, criando os seus primeiros jogos, desenvolvendo o raciocínio lógico de programação. Passando por desafios utilizando personagens como Flappy Bird, Angry Birds, Star Wars, Plants vs Zombies e Minecraft, o aluno desenvolve habilidades matemáticas e de planejamento, além de noções de causa e efeito.


Realização em Monday, April 4, 2022

Conheça nossas escolas pelo BRASIL

Agende sua aula agora!

Agende sua aula

Preencha as informações abaixo para receber um contato!