Aula CódigoKid - Scratch - Aula 10

- Lembrar ao aluno o que são variáveis (focar no fato de variáveis precisarem de um nome e de um valor) e explicar sua função em desenvolvimento de games.

- Explicar que o Scratch já vem com uma variável como exemplo, mas que iremos criar nossa própria variável; então, ensinar o aluno a criar uma variável, explicando sobre cada detalhe da criação. Depois, mostrar ao aluno sobre a variável poder começar escondida ou não, exatamente como atores. Também mostrar que você pode mudar seu tipo de visualização. Por fim, explicar cada um dos blocos de variáveis, dando exemplos.

- Projeto de aula: Explique ao aluno que, hoje, ele criará um jogo de matemática. Diga para ele criar quatro variáveis (valor1, valor2, resultado e continuar). Diga para que ele deixe todas invisíveis na tela. Depois, peça para que ele crie um evento de quando o jogo se iniciar, no qual o valor de continuar será definido como zero; depois, virá um bloco de repita até que, no qual a condição deve ser “continuar = 3”. As ações devem começar com o gatinho falando “Vamos sortear!”. Peça para que ele mude o valor 1 e o valor2 para números aleatórios entre 1 e 10; depois, ele deve fazer o gatinho falar cada um dos números sorteados. Depois, ele deve mudar o valor de resultado para valor1 * valor2 e deve fazer o gatinho falar o resultado. Por fim, ele deve usar um bloco de adicionar 1 a continuar.

- Salvar o projeto, caso ele já não tenha sido salvo. 

Tags: scratch, variaveis, curso de games,

Esta aula foi realizada em São Bernardo do Campo

Kid Games - Desenvolvimento de Games

O curso KidGames® é formado por módulos onde os alunos aprendem a utilizar as mesmas ferramentas utilizadas pela indústria mundial dos games. Enquanto desenvolvem projetos de jogos, os alunos criam habilidades como...

Grade curricular

Neste curso abordaremos os princípios de programação através de blocos, onde o aluno poderá entender como funciona a programação de um game e já dará os primeiros passos nesta área fascinante, criando os seus primeiros jogos, desenvolvendo o raciocínio lógico de programação. Passando por desafios utilizando personagens como Flappy Bird, Angry Birds, Star Wars, Plants vs Zombies e Minecraft, o aluno desenvolve habilidades matemáticas e de planejamento, além de noções de causa e efeito.


Realização em Thursday, March 31, 2022

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