Aula CódigoKid - Scratch - Aula 1

- Explicar o que é algoritmo e programação.

- Falar sobre o Scratch, explicando que é uma ferramenta de programação gratuita e simples. Então explicar o que é programação em blocos e explicar que é esse tipo de programação que o aluno utilizará com o Scratch.

- Enviar o link do Scratch para o aluno, mostrar o site (dando uma atenção maior à questão do idioma) e criar uma conta com ele, mostrando as opções da conta e o que ele pode fazer, agora que tem uma conta.

- Mostrar ao aluno a página de Minhas Criações e falar sobre ela. Então falar para o aluno criar um projeto e nomear este projeto.

- Falar sobre a tela de criação do Scratch (atores, cenários, área de programação, blocos de código, abas de código, fantasias e sons, propriedades do ator, botões verde e vermelho, botão de extensões e tipos de visualização).

- Falar sobre os blocos de evento e sobre o motivo para eles serem sempre o bloco inicial.

- Utilizar o bloco de mover 10 passos como exemplo e mostrar que a quantidade de passos pode ser alterada.

- Mostrar o bloco de diga e mostrar que seus valores podem ser alterados. Após isso, pedir para o aluno encaixar os blocos criados e mostrar que o personagem está executando as ações na ordem em que elas foram definidas.

- Mostrar que os blocos, soltos, também podem ser clicados, para que o jogo seja testado mais rapidamente.

- Ensinar o aluno a salvar seu projeto online, caso o projeto já não tenha sido salvo.

Tags: algoritmo, programação, scratch, curso de games,

Esta aula foi realizada em São Bernardo do Campo

Kid Games - Desenvolvimento de Games

O curso KidGames® é formado por módulos onde os alunos aprendem a utilizar as mesmas ferramentas utilizadas pela indústria mundial dos games. Enquanto desenvolvem projetos de jogos, os alunos criam habilidades como...

Grade curricular

Neste curso abordaremos os princípios de programação através de blocos, onde o aluno poderá entender como funciona a programação de um game e já dará os primeiros passos nesta área fascinante, criando os seus primeiros jogos, desenvolvendo o raciocínio lógico de programação. Passando por desafios utilizando personagens como Flappy Bird, Angry Birds, Star Wars, Plants vs Zombies e Minecraft, o aluno desenvolve habilidades matemáticas e de planejamento, além de noções de causa e efeito.


Realização em Wednesday, February 9, 2022

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