Aula CódigoKid - Roblox - Aula 9

- Ajudar o aluno a abrir o Roblox Studio e seu projeto da aula anterior.

- Lembrar ao aluno o que é parent e explicar sobre seu significado no Roblox. Explicar que, através de um objeto filho, podemos alterar as propriedades de um objeto pai, se utilizarmos scripts (já que o script será filho do objeto que queremos alterar).

- Lembrar ao aluno o que são variáveis. Explicar que, em Lua, não precisamos definir qual será o tipo da variável, pois a linguagem já entende isso quando definimos o valor da variável. Depois, explicar ao aluno que existem diversos tipos de variáveis e que podemos utilizá-los para vários aspectos do jogo (texto/string para nome de personagem, número para level, pontos etc.). Falar, também, sobre o tipo booleano, sobre o tipo table e sobre o tipo nil.

- Explicar sobre case sensitive e dizer que Lua é case sensitive. Falar que nomes de variáveis nunca devem começar com números. Além disso, não podemos usar caracteres especiais, com exceção do underline. Textos/Strings devem ser definidos entre aspas simples ou duplas. Por fim, não devemos usar, como nomes de variáveis, palavras reservadas pela linguagem.

- Falar sobre os operadores (=, +, -, *, /,  ..). Falar que existem muito mais operadores.

- Exercício de aula: Pedir para o jogador adicionar um script como filho do próprio workspace. Lembrar ao aluno como criar uma variável e mostrá-la na tela com o print; depois, mostrar como concatenar um texto a ela no print. Pedir para que o aluno mude o valor da variável (tanto do zero, como em outra linha de código) e veja o resultado. Peça para ele fazer uma conta de adição e cheque o resultado. Diga para ele repetir o processo com subtração. Para testar multiplicação, diga para ele adicionar mais uma variável e definir que seu valor é a primeira multiplicada por 2. Para testar divisão, diga para que ele mude o símbolo para o de divisão.

- Projeto de aula: Adicionar um script de boas-vindas ao TextLabel do projeto (script.Parent.Text = “Alguma coisa”) e testar o projeto. Pedir para que o aluno faça com que a palavra ou frase apareça devagar (letra por letra), de acordo com tudo que ele aprendeu de Lua até agora. Pedir para que ele mude o tamanho da fonte do texto utilizando código; caso ele não consiga, ajudá-lo. Por fim, pedir para que ele diga para o jogador chegar ao fim do trajeto e depois faça o texto.

- Dizer para que ele teste o jogo.

- Pedir para o aluno salvar o jogo.

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Esta aula foi realizada em São Bernardo do Campo

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Realização em Friday, April 1, 2022

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