Aula CódigoKid - Roblox - Aula 8

- Ajudar o aluno a abrir o Roblox Studio e seu projeto da aula anterior.

- Ensinar o que é linguagem de script e falar sobre a linguagem Lua e seu uso no Roblox.

- Falar para o aluno criar uma parte no seu projeto e explicar que criaremos um script vinculado a essa parte para que possamos programá-la. Depois, pedir para que o aluno crie um script como filho dessa parte. Explicar o arquivo de script e o código print, explicando sobre métodos, funções e as partes de um método. Também explicar sobre strings. Após isso, explicar que o método print, no Roblox, é utilizado, geralmente, para testes, e que, para isso, abriremos outra aba na qual podemos testar código no Roblox, a aba output; essa aba mostra, ao programador, erros de programação, mensagens de print e muito mais.

- Diga para que o aluno clique no botão play e verifique o que aconteceu na aba output. Aponte que a mensagem “Hello, World!” apareceu lá e explique que o script foi executado assim que o jogo foi iniciado, fazendo com que a mensagem aparecesse lá.

- Explicar sobre sequência e lembrar aos alunos sobre a brincadeira do robô da aula experimental. Falar que, agora, ele criará um script no qual a mensagem apareça apenas após um intervalo de tempo. Então, pedir para ele abrir o script. Pedir para que o aluno adicione wait(10) antes da linha de print e explicar que o valor do método print é medido em segundos; então, o Roblox esperará 10 segundos. Depois, peça para que ele mude o texto da mensagem para o que ele quiser. Então, peça para ele testar o jogo. Explique que, dependendo do computador, o tempo de carregamento do jogo será diferente, dando a impressão de que o wait não funcionou como deveria, mas que, a partir do carregamento do jogo, ele realmente contou 10 segundos para mostrar a mensagem.

- Lembrar ao aluno o que são variáveis e explicar que ele usará uma variável no Roblox. Pedir para ele voltar ao script e explicar as regras de nomes de variáveis. Peça para que ele crie uma variável tempo e defina um valor para ela. Então, peça para ele usar a variável tempo dentro do campo do método wait. Então, peça para ele adicionar a variável ao print e explique o que é concatenação. Diga para que ele teste o jogo.

- Explicar o que são comentários e como eles são tratados por um programa que interpreta um código, além de falar porque eles são tão importantes para programadores.

- Ensinar como fazer um comentário de uma linha (--) e mostrar que ele também pode ser adicionado ao lado de uma linha de código. Além disso, explicar que um script não precisa estar vinculado a uma parte, e que pode ser, simplesmente, filho direto do workspace. Então, pedir para que ele tire o script da parte, exclua-a e teste o jogo.

- Por fim, mostrar como fazer comentário de múltiplas linhas (--[[) e explicar sobre seu uso.

- Dizer para que ele teste o jogo.

- Pedir para o aluno salvar o jogo.

Tags: roblox, linguagem de script, script, lua, funcao, metodo, string, print, output, wait, comentario, curso de games,

Esta aula foi realizada em São Bernardo do Campo

Kid Games - Desenvolvimento de Games

O curso KidGames® é formado por módulos onde os alunos aprendem a utilizar as mesmas ferramentas utilizadas pela indústria mundial dos games. Enquanto desenvolvem projetos de jogos, os alunos criam habilidades como...

Grade curricular

Neste curso abordaremos os princípios de programação através de blocos, onde o aluno poderá entender como funciona a programação de um game e já dará os primeiros passos nesta área fascinante, criando os seus primeiros jogos, desenvolvendo o raciocínio lógico de programação. Passando por desafios utilizando personagens como Flappy Bird, Angry Birds, Star Wars, Plants vs Zombies e Minecraft, o aluno desenvolve habilidades matemáticas e de planejamento, além de noções de causa e efeito.


Realização em Friday, April 1, 2022

Conheça nossas escolas pelo BRASIL

Agende sua aula agora!

Agende sua aula

Preencha as informações abaixo para receber um contato!