Aula CódigoKid - Roblox - Aula 7

- Ajudar o aluno a abrir o Roblox Studio e seu projeto da aula anterior.

- Explicar o que GUI (Graphical User Interface).

- Explicar o que é a ScreenGUI (comparando à camada HUD do Construct). Depois, explicar o que é frame, explicando que você pode, caso necessário, adicionar outra tela em um frame; depois, explicar o que são TextLabel e TextButton.

- Projeto/Exercício de aula: Pedir para o aluno adicionar um SurfaceGUI como filho do spawn e explicar o que é esse objeto e porque estamos utilizando-o. Pedir para que o aluno adicione um objeto TextLabel como filho do SurfaceGUI. Falar para ele definir um texto para aparecer no spawn através das propriedades do TextLabel. Pedir para o aluno notar que o texto está na lateral do spawn e explicar que ele está configurado assim por padrão, mas que iremos mudar isso. Diga para que o aluno troque a propriedade face do SurfaceGUI para top. Depois, diga para que ele altere o tamanho da TextLabel para que ela cubra o topo inteiro do spawn, explicando as propriedades de size dela. Então, diga para que o aluno altere a propriedade TextSize para o valor que ele achar melhor. Mostrar que ele pode alterar outras propriedades do texto. Após isso, pedir para o aluno adicionar um ScreenGUI à pasta StarterGUI; dizer para que ele adicione um frame ao ScreenGUI. Falar para que ele faça com que o frame se estende ao outro lado da tela, e então adicione um TextBox ao frame, o qual deve cobrir o frame todo. Definir a BackgroundTransparency do TextBox e do frame como 1. Dizer para que o aluno mude o texto do TextBox para o que ele quiser, alterando também o tamanho da fonte, e teste seu jogo. Diga para que o aluno altere o texto do TextBox, e explique que isso acontece pois ele não é uma TextLabel. Depois, dizer para que ele exclua o TextBox e adicione uma TextLabel, estendendo seu tamanho para o frame todo e mudando sua BackgroundTransparency para 1. Por fim, dizer para que ele mude o texto e a fonte para o que ele achar melhor.

- Dizer para que ele teste o jogo.

- Pedir para o aluno salvar o jogo. 

Tags: roblox, gui, graphical user interface, interface, interface grafica de usuario, screengui, textlabel, textbutton, surfacegui, textbox, curso de games,

Esta aula foi realizada em São Bernardo do Campo

Kid Games - Desenvolvimento de Games

O curso KidGames® é formado por módulos onde os alunos aprendem a utilizar as mesmas ferramentas utilizadas pela indústria mundial dos games. Enquanto desenvolvem projetos de jogos, os alunos criam habilidades como...

Grade curricular

Neste curso abordaremos os princípios de programação através de blocos, onde o aluno poderá entender como funciona a programação de um game e já dará os primeiros passos nesta área fascinante, criando os seus primeiros jogos, desenvolvendo o raciocínio lógico de programação. Passando por desafios utilizando personagens como Flappy Bird, Angry Birds, Star Wars, Plants vs Zombies e Minecraft, o aluno desenvolve habilidades matemáticas e de planejamento, além de noções de causa e efeito.


Realização em Friday, April 1, 2022

Conheça nossas escolas pelo BRASIL

Agende sua aula agora!

Agende sua aula

Preencha as informações abaixo para receber um contato!