Aula CódigoKid - Roblox - Aula 6

- Ajudar o aluno a abrir o Roblox Studio e seu projeto da aula anterior.

- Lembrar o que são checkpoints e que o spawn é um checkpoint. Então, falar sobre divisão em times e como isso funciona no Roblox (através dos teams, sistemas de cores e checkpoints neutros). Então explicar que adicionaremos um sistema de times baseados em checkpoints no projeto de aula.

- Projeto/Exercício de aula: Pedir para que o aluno adicione plataformas maiores que um spawn, que servirão como indício de que o próximo desafio do jogo irá começar e servirá, também, para conter os próximos checkpoints. Na primeira plataforma, diga para o aluno adicionar um checkpoint. Na segunda, diga para ele adicionar outro. Ele também deve agrupar cada plataforma ao seu checkpoint. Coloque plataformas menores entre elas. Dizer para que ele renomeie cada checkpoint, então clique no menu model e depois em service; por fim, peça para que ele adicione o serviço teams ao jogo. Dizer para que ele desmarque neutro no spawn e mude sua cor (mas explicar que ela não é visível). Depois, dizer que ele faça o mesmo com os checkpoints, mas marque a opção “AllowTeamChangeOnTouch”; também falar para que ele mude a cor visível de cada checkpoint para a mesma cor de time. Dizer para que ele adicione duas opções Team na pasta Teams e desmarque a opção AutoAssignable, defina a cor de cada checkpoint em cada uma e renomeie cada team com o nome do checkpoint. Então, criar um team para o spawn, mantendo a cor do time do spawn. Dizer para que o aluno agrupe e renomeie tudo que pode ser agrupado ou renomeado.

- Dizer para que ele teste o jogo e cada um dos checkpoints (além do spawn).

- Pedir para o aluno salvar o jogo. 

Tags: roblox, spawn, spawn location, checkpoint, times, teams, curso de games,

Esta aula foi realizada em São Bernardo do Campo

Kid Games - Desenvolvimento de Games

O curso KidGames® é formado por módulos onde os alunos aprendem a utilizar as mesmas ferramentas utilizadas pela indústria mundial dos games. Enquanto desenvolvem projetos de jogos, os alunos criam habilidades como...

Grade curricular

Neste curso abordaremos os princípios de programação através de blocos, onde o aluno poderá entender como funciona a programação de um game e já dará os primeiros passos nesta área fascinante, criando os seus primeiros jogos, desenvolvendo o raciocínio lógico de programação. Passando por desafios utilizando personagens como Flappy Bird, Angry Birds, Star Wars, Plants vs Zombies e Minecraft, o aluno desenvolve habilidades matemáticas e de planejamento, além de noções de causa e efeito.


Realização em Friday, April 1, 2022

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