Aula CódigoKid - Roblox - Aula 15

- Falar sobre animações (no geral), depois sobre animações em jogos e, por último, sobre animações no Roblox (não esquecer de falar sobre especificar o tipo de modelo para a animação).

- Projeto de aula (fazer junto com o aluno): Diga para o aluno clicar na aba de plugins para que ele adicione algo ao jogo que vai ajudar com testes relacionados à animação. Diga para que ele selecione a opção Build Rig e depois o modelo R15, depois clique no tipo de corpo block rig. Com isso, tem um dummy de testes para nos ajudar. Agora, ainda na aba de plugins, clique em Animation Editor, o que adicionará uma nova aba na tela. Diga para o aluno fechar o painel output, para liberar mais espaço para a aba nova. Diga para o aluno clicar no dummy, definir um nome para a animação e clicar em create. Explique que, para criar uma animação, você deve primeiro definir que parte do corpo executará a animação, e que partes do corpo são umas ligadas às outras; então, ao animar uma parte do corpo, às vezes ele acabará podendo animar outras junto a ela. Diga para ele clicar no “+” para indicar que parte será animada. Diga para o aluno clicar na opção RightUpperArm (mover o braço superior direito irá mover todo o braço direito). Diga para ele expandir as informações da parte que será animada, clicando na setinha do lado do nome dela. Diga que, do lado direito, podemos adicionar um keyframe à animação, e é isso que faremos. Diga para que ele clique com o botão direito na linha azul e selecione a opção Add Keyframe Here. Diga ao aluno que o primeiro passo é definir o primeiro frame da animação, que é o braço apontando para frente, então diga para ele clicar com o botão direito do mouse em 0:00 e criar um keyframe nesse ponto. O próximo frame será o personagem levantando a arma, então diga para o aluno clicar com o botão direito em 2 segundos e adicionar um keyframe nesse ponto. Agora, ele deve clicar para adicionar um keyframe em 0:05, para podermos criar o terceiro keyframe da animação. Agora, diga para ele carregar a linha azul para o primeiro keyframe e mudar a rotação de x para 90, carregar para o segundo keyframe e mudar rotação em x para 120 e, por último, levar a linha azul para o terceiro keyframe e mudar rotação em x para 30. Diga para que ele clique no botão play. Agora, mude a prioridade da animação, clicando nos 3 pontos do lado do nome dela e selecionando a opção Set Animation Priority, escolhendo a opção Action. Agora, diga para ele clicar nos 3 pontos mais uma vez e selecionar a opção Publicar na Roblox, para enviarmos essa animação para os servidores do Roblox. Diga para ele preencher as informações e postar a animação. Diga para que ele grave o ID da animação, para caso seja necessário, feche a janela de post e a aba de animação. Agora, diga para o aluno acessar a pasta StarterPack e adicione um script ao objeto Espada. Agora, precisamos adicionar dois componentes ao próprio script (como filhos dele). O primeiro é BoolValue (uma variável que não resetará ao final do script), que devemos setar seu valor inicial como falso, pois ela definirá se o personagem está atacando ou não; defina o nome dessa BoolValue como Atacando. O próximo componente adicionado como filho do script deve ser um Animation; renomeie este componente para AtaqueEspada. Nas propriedades do AtaqueEspada, diga para o aluno colocar rbxassetid://id-da-animação. Diga para o aluno excluir o código do script e digitar local tool = script.Parent e pular a linha, depois digitando atacando = script.Atacando.Value e pule a linha de novo, digitando animacao = script.AtaqueEspada. Diga para ele pular duas linhas e digitar tool.Activated:Connect(function()), clicar entre os dois últimos parênteses e clicar enter, para criar a função. Dentro da função, ele deve digitar local humanoid = tool.Parent:FindFirstChildWhichIsA(“Humanoid”), pule uma linha e digite if humanoid and atacando == false then, pule uma linha de novo e, dentro do bloco if, ele digite atacando = true, pule uma linha e digite local playanimacao = humanoid:LoadAnimation(animação) e pule uma linha novamente, digitando playanimacao:Play(). Diga para ele pular uma linha de novo e digitar wait(0.5), pular outra linha e digitar playanimacao:Stop(), pular outra linha e digitar wait(0.5), pular outra linha e, por fim, digitar tempo = false.

- Projeto de aula (o aluno faz só):

- Dizer para que ele teste o jogo.

- Pedir para o aluno salvar o jogo. 

Tags: roblox, animacao, espada, ataque de espada, build rig, block rig, dummy, keyframe, frame, boolvalue, play, stop, curso de games,

Esta aula foi realizada em São Bernardo do Campo

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Realização em Friday, April 1, 2022

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