- Ajudar o aluno a abrir o Roblox Studio e seu projeto da aula anterior.
- Explicar o que são Weld, WeldConstraint e sua diferença (WeldConstraint cria um vínculo melhor e será a opção utilizada no nosso projeto).
- Diga para o aluno abrir a apostila e checar como a espada ficará ao final da aula (página 135).
- Projeto de aula (fazer junto com o aluno): Diga para o aluno renomear tudo da espada (o cabo – Handle, guarda-mão – Cross-Guard, lâmina – Blade). É importante que o nome do cabo seja Handle (escrito desta forma), ou a ligação não funcionará. Diga para que o aluno adicione um objeto ao Handle chamado WeldConstraint, pois as ligações da espada serão baseadas nele. Fale para o aluno checar as propriedades do WeldConstraint e que note que ele tem duas propriedades chamadas Part0 e Part1. Part0 é o próprio Handle. Part1 é o ítem com o qual ele será ligado. Diga para que ele clique em Part0 e depois em Handle, e então clica em Part1 e depois em CrossGuard. Depois, diga para ele duplique o WeldConstraint (ou adicione um novo) e crie o vínculo entre o Handle e a Blade. Então, chame a atenção do aluno para uma pasta chamada StarterPack, que define com o que o jogador começará o jogo. Diga para que o aluno adicione um objeto Tool à pasta e renomeie este objeto como Espada. Diga para que ele seleciona as 3 partes da espada e desmarque a opção CanCollide (isso será mudado nas 3 ao mesmo tempo), para que as partes não colidam umas com as outras. Depois, diga para que ele passe estas 3 partes para dentro do objeto Espada, para que elas não apenas se tornem um objeto só, mas comecem com o personagem assim que ele começar o jogo. Diga para que ele teste o jogo, a espada está de lado e não está bem ligada ao jogador. Diga para que ele feche o teste. Então, peça para ele clicar em Espada para ver suas configurações, e clique na setinha do lado de GripForward (como o jogador segura a tool), para mudar suas configurações; deixe-as como 0,-1,0. Depois, diga para ele mudar as configurações da propriedade GripUp (deixar a espada em 90º) para 1,0,0. Diga para que ele teste o jogo novamente e para que ele note que a posição e orientação da espada foram arrumadas, mas que a espada ainda está muito grande. Para que ele diminua seu tamanho, fale para que ele selecione as 3 partes da espada, retire-as do objeto Espada novamente (para que possa alterá-las) e use a ferramenta scale para deixá-las num tamanho mais interessante; como as 3 estão selecionadas, será possível mudar todas juntas. Depois, diga para que ele coloca as 3 partes dentro da Espada novamente.
- Dizer para que ele teste o jogo.
- Pedir para o aluno salvar o jogo.
Tags: roblox, weld, welconstraint, espada, handle, starterpack, gripforward, gripup, curso de games,
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Realização em Friday, April 1, 2022
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