Aula CódigoKid - Roblox - Aula 13

- Ajudar o aluno a abrir o Roblox Studio e seu projeto da aula anterior.

- Explicar sobre as ferramentas no Roblox (explicar que elas são partes complexas). Explicar que ferramentas (tools) podem ser programadas e até conterem animações.

- Falar sobre o modelo R6 e sobre o modelo R15, e sobre algumas animações serem um pouco incompatíveis com certos modelos. Pedir para os alunos verem imagens dos modelos na apostila (página 123).

- Projeto de aula (fazer junto com o aluno): Diga para o aluno criar um projeto usando o template Castle. Explique que, apesar deste template ser enorme, focaremos no topo do castelo. Então, diga para o aluno mover o spawn para a posição -41.549, 69, 13.854. Depois, diga para que ele exclua a pasta Billboards, a fim de excluir os NPCs do jogo, já que eles não serão utilizados. Então, diga que criaremos paredes invisíveis nas entradas para manter o jogador nessa área; para isso, diga que ele crie uma parte, mude seu tamanho para 4, 8, 2, sua orientação para 0, 90, 0, e sua posição para 14.45, 72.5, -21.146. Então, diga para o aluno clonar a parte e mova-a para 14.45, 72.5, 48.854. Clone esse bloco e mova o clone para -35.55, 72.5, 48.854. Então, clona esta parte, e mova-a para -35.55, 72.5, -21.146. Diga, então, para o aluno selecionar as 4 partes ao mesmo tempo e mudar a propriedade transparency para 1 (mudar em 1 vai mudar nas 4). Agora, diga para o aluno que vamos criar uma espada. Pergunte a ele como acha que isso será feito. Então, diga vagamente como fará essa espada e deixe que ele tente por 5 minutos. Caso ele não consiga, faça o passo-a-passo a seguir. Primeiro, diga para ele criar uma parte cilindro, depois mudar sua orientação para 0, 0, 90, para que ele fique em pé; diga para que ele mude seu tamanho para 1, 1, 0.5. Caso a parte não esteja na torre, diga para ele enviar a parte para -20.05, 69, 17.604. Depois, diga para ele adicionar um bloco ao jogo; o size deve ser 2.5, 0.3, 0.5, e a posição deve ser -20.05, 69.65, 17.604. Então, diga para ele adicionar outro bloco ao jogo; o size deve ser 1.1, 6, 0.3, e sua posição deve ser -20, 72.8, 17.604. Diga para que ele mude as cores das partes para o que ele achar melhor. Diga para que o aluno ainda não agrupe a espada, pois faremos isso de um jeito mais eficaz na próxima aula.

- Dizer para que ele teste o jogo.

- Pedir para o aluno salvar o jogo. 

Tags: roblox, ferramentas, tools, r6, r15, espada, parede invisivel, curso de games,

Esta aula foi realizada em São Bernardo do Campo

Kid Games - Desenvolvimento de Games

O curso KidGames® é formado por módulos onde os alunos aprendem a utilizar as mesmas ferramentas utilizadas pela indústria mundial dos games. Enquanto desenvolvem projetos de jogos, os alunos criam habilidades como...

Grade curricular

Neste curso abordaremos os princípios de programação através de blocos, onde o aluno poderá entender como funciona a programação de um game e já dará os primeiros passos nesta área fascinante, criando os seus primeiros jogos, desenvolvendo o raciocínio lógico de programação. Passando por desafios utilizando personagens como Flappy Bird, Angry Birds, Star Wars, Plants vs Zombies e Minecraft, o aluno desenvolve habilidades matemáticas e de planejamento, além de noções de causa e efeito.


Realização em Friday, April 1, 2022

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