- Ajudar o aluno a abrir o Roblox Studio e seu projeto da aula anterior.
- Ensinar sobre estruturas de repetição e sua utilidade (dentro e fora do desenvolvimento de games).
- Ensinar sobre while. Falar sobre o while true.
- Ensinar sobre o for.
- Projeto de aula (fazer junto com o aluno): Diga para que o aluno crie uma parte que deve ficar do lado do último checkpoint do jogo, e então clone essa parte e coloque um pouco de distância (mas em linha reta); depois, ele deve aumentar o tamanho da parte que está distante, pois será a linha de chegada do projeto. Diga para que ele adicione um surfaceGUI na área de chegada e mude sua propriedade face para top. Diga para que ele adicione um TextLabel à surfaceGUI, e aumente seu tamanho. Depois, diga para que ele as propriedades do texto e defina o texto para “CHEGADA”. Após isso, peça para ele criar partes que servirão como “trilhos” abaixo da parte móvel, para que ele não caia, e deixe os trilhos ancorados. Explicar que faremos um script que fará o bloco ficar teleportando de um lado para o outro, o que formará o último desafio do jogo. Diga para que o aluno adicione um script à parte que se teleportará e exclua qualquer código dentro dele. Diga para que ele digite while true do e pressione enter. Dentro do while, diga para ele digitar script.Parent.Position = Vector3.new(posição inicial da parte), apertar enter, digitar wait(2), apertar enter, digitar script.Parent.Position = Vector3.new(posição final da parte), apertar enter e digitar wait(2) novamente. Depois, diga para que ele desmarque a opção anchored da parte, para que ela possa se teleportar. Por fim, diga para que ele renomeie a parte.
- Dizer para que ele teste o jogo.
- Pedir para o aluno salvar o jogo.
Tags: roblox, repeticao, while, for, loop infinito, vector3, curso de games,
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Realização em Friday, April 1, 2022
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