Aula CódigoKid - Roblox - Aula 10

- Ajudar o aluno a abrir o Roblox Studio e seu projeto da aula anterior.

- Lembrar ao aluno o que é colisão e chamar atenção para o fato de que o Roblox tem uma propriedade chamada CanCollide, que lida com isso nativamente. Também falar sobre colisões como com o chão, por exemplo.

- Projeto de aula (fazer junto com o aluno): Diga para o aluno criar uma parte e adicionar o script a ela; então, diga para ele excluir qualquer código dentro do script. Peça para ele adicionar o código script.Parent.Touched:Connect(function(hit)) e explique cada parte do código (lembrar de dizer que o Connect é chamado como ação e executa algo – nesse caso, uma função que será criada por nós e está recebendo a variável hit, que receberá, como valor dela, o objeto que colidiu com o bloco). Diga para o aluno dar enter ANTES do último parênteses, para que possamos definir o que a função fará; explique que o comando end que apareceu demonstra onde a função terminará. Explique que, da forma que a função está até agora, ela irá ser executada quando o bloco colidir com qualquer coisa, inclusive o chão e outros blocos (o que não é o ideal), então, fale que ele deve criar uma condição que checará se o que colidiu com a parte é um personagem. Diga para que ele adiciona uma linha ao seu código, local humanoid = hit.Parent:FindFirstChildWhichIsA(“Humanoid”). Explique cada parte desse código. Diga para que ele digite if humanoid then e aperte enter; explique este bloco. Então, diga para ele digitar, dentro do bloco if, o código humanoid.Health = humanoid.Health – 3; explique este código. Então, diga para o aluno testar seu jogo e notar o que acontece. Por fim, diga para que ele apague a linha responsável por causar dano para outra linha código, para que o personagem morra assim que ele tocar na parte, ao invés de perder vida; primeiro, veja se ele acerta qual deve ser o código (humanoid.Health = 0); caso ele não descubra, diga qual é e explique.

- Projeto de aula (o aluno faz só): Diga para que o aluno coloque a parte como anchored e mude sua cor para vermelha e seu material para neon. Então, diga para que ele saia clonando a parte e colocando-a em locais do circuito, para que o jogador perca instantaneamente caso toque nela.

- Dizer para que ele teste o jogo.

- Pedir para o aluno salvar o jogo. 

Tags: roblox, colisao, touched, connect, end, curso de games,

Esta aula foi realizada em São Bernardo do Campo

Kid Games - Desenvolvimento de Games

O curso KidGames® é formado por módulos onde os alunos aprendem a utilizar as mesmas ferramentas utilizadas pela indústria mundial dos games. Enquanto desenvolvem projetos de jogos, os alunos criam habilidades como...

Grade curricular

Neste curso abordaremos os princípios de programação através de blocos, onde o aluno poderá entender como funciona a programação de um game e já dará os primeiros passos nesta área fascinante, criando os seus primeiros jogos, desenvolvendo o raciocínio lógico de programação. Passando por desafios utilizando personagens como Flappy Bird, Angry Birds, Star Wars, Plants vs Zombies e Minecraft, o aluno desenvolve habilidades matemáticas e de planejamento, além de noções de causa e efeito.


Realização em Friday, April 1, 2022

Conheça nossas escolas pelo BRASIL

Agende sua aula agora!

Agende sua aula

Preencha as informações abaixo para receber um contato!